Madre Teresa de Calcutá


Nasceu no dia 27 de agosto de 1910, em Skopje, Macedônia, seu nome completo era Agnes Gonxha Bojaxhiu, filha de Nicolau e de Rosa. Foi batizada no dia seguinte de seu nascimento.

Sua família era católica de origem albanesa, foi educada numa escola pública, tornou-se solista no coro da igreja ainda jovem. Ingressou na Congregação Mariana, em 1928, entrou para a Casa das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, em Dublin, Irlanda.

Viajou para Darjeeling, Índia, onde havia um colégio das irmãs de Loreto, onde após um voto de castidade recebeu o nome de Teresa. Logo depois, partiu para Calcutá na missão de lecionar história num colégio de elite.

Sentia-se sensibilizada com a pobreza que cercava a rica escola. Em setembro de 1946, Madre Teresa ouviu um chamado que lhe pedia abandonar o convento de Loreto e ir trabalhar pelos pobres. Em 1948, recebeu autorização do Papa Pio XII, no mesmo ano recebeu a nacionalidade indiana.

Passou a se vestir de branco com debruns azuis em traje indiano, pedia ajuda aos mais abastados nas ruas pelos mais pobres e lutava para manter sua casa de caridade com a ajuda de ex-alunas adeptas, fundando a sua congregação de religiosas.

Em 1979, recebeu o prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos de idade.

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial